Alguns sistemas complexos de monitoramento eletrônico e segurança perimetral bem como projetos de automações industriais dependem de equipamentos sofisticados que atendam às demandas técnicas mais exigentes, tais como: longas distâncias, interferências eletromagnéticas e robustez a vários transientes.
Identificadas estas situações exigentes faz-se necessário a utilização de equipamentos que solucione pontualmente cada obstáculo que impacte na execução do projeto de forma adequada.
O conversor de contato seco provê a conversão de sinais elétricos em sinal óptico, protegendo e garantindo a fidelidade do sinal original, bem como e a transmissão em meio ópticos à grandes distâncias que variam conforme o tipo de fibra óptica utiliza, sendo que o tipo multimodo atinge links de 2 a 4km e na fibra monomodo é possível alcançar facilmente 80km.
O nível de proteção e garantia de fidelidade do sinal elétrico de contato seco convertido para luz é possível graças às características da fibra de vidro que em sua composição não apresentam materiais suscetíveis às interferências externas características de ambientes rústicos, tais como chão-de-fábrica, áreas desprotegidas (outdoor) e agressivos eletricamente (usinas elétricas, etc).
Pode ser fornecido com 3 configurações: 4 canais ou 8 canais unidirecionais e 4 canais bidirecionais. Sendo que o modelo de 4 Canais bidirecionais pode configurar uma porta alarme de falha do equipamento, trazendo maior segurança. Exatamente por essas características que é um aparelho bastante utilizado em sistemas de segurança e automação. Apresentando uma demanda natural de aplicação em condomínios, empresas das áreas de energia elétrica, óleo e gás, fornecedoras de serviços públicos tais como saneamento básico, indústrias e grandes espaços públicos urbanos e rurais.
Vantagens do conversor de contato seco em fibra óptica
O conversor de contato seco em fibra óptica faz a transmissão da informação nos sensores de alarme para a Central de Monitoramento. O que possibilita o acionamento automático alarmes e sirenes, abertura ou fechamento de portas ou cancelas, ligar ou desligar luzes ou quaisquer dispositivos que recebam instruções por relê a grande distâncias e em ambientes eletricamente mais hostis.
Com a implementação da topologia de cabeamento em fibra óptica, todo o sistema ficará imune a interferências eletromagnéticas, surtos de tensão e corrente advindas de descargas atmosféricas, protegendo assim os equipamentos a eles ligados.
Algumas outras configurações técnicas:
- MCFO/CSS 4T-al;
- MCFO/CSS 4R-al;
- MCFO/CSS 8T-al;
- MCFO/CSS 8R-al;
- MCFO/CSS 4T4R T-al;
- MCFO/CSS 4T4R R-al;
- MCFO/CSM 4T-al;
- MCFO/CSM 4R-al;
- MCFO/CSM 8T-al;
- MCFO/CSM 8R-al;
- MCFO/CSM 4T4R T-al;
- MCFO/CSM 4T4R R-al;
- MCFO/CSM 4T;
- MCFO/CSM 4R;
- MCFO/CSM 8T;
- MCFO/CSM 8R;
- MCFO/CSM 4T4R T-2F-al;
- MCFO/CSM 4T4R R-2F-al.